Rech expande sua operação por todo o Brasil 

Rech expande sua operação por todo o Brasil 

Por: Santelmo - M&TExpo 

A quantidade de lojas da marca mais do que dobrou nos últimos dois anos, o que deixou a empresa mais próxima de atingir o objetivo de diversificar geograficamente a sua operação  

Uma das maiores redes de peças para máquinas pesadas e agrícolas do Brasil, a Rech enfrentou os diversos desafios impostos pela pandemia e manteve em expansão o seu número de lojas. A quantia de unidades mais do que dobrou nos últimos dois anos, o que deixou a empresa mais próxima de atingir o objetivo de diversificar geograficamente a sua operação. A estratégia de crescimento orgânico fez a companhia encerrar o ano de 2021 com 46 lojas em 15 estados do país. Para os próximos três anos, a expectativa é que haja ao menos uma unidade da Rech em cada estado.

A diversificação dos canais de vendas é uma das principais estratégias adotadas pela empresa para expandir a operação. Atualmente, todo o estoque da plataforma é vendido nas lojas físicas, pela ferramenta de e-commerce e pelo modelo omnicanal (que permite compras pela internet e retirada nas lojas). Com opções distintas, o cliente escolhe o método que melhor se enquadra com as suas necessidades e pode receber os produtos da melhor maneira possível.

A companhia aposta, também, no mercado de franquias como parte de sua estratégia para atender todo o território nacional. A expansão geográfica é uma das marcas das empresas investidas do Aqua Capital, o maior gestor de fundos de private equity especializado em agronegócio na América Latina e investidor da Rech desde 2018. 

Para se tornar um franqueado da marca Rech, o investimento necessário será a partir de R$ 800 mil, podendo chegar a R$ 1,5 milhão dependendo do tamanho e da localização da loja. O valor inclui um mínimo de produtos para o início e a padronização da estrutura física no layout da companhia. A metragem média necessária para a instalação da loja é de 500 metros quadrados acima, e o faturamento previsto pode chegar a R$ 24 milhões ao ano. O franqueado que optar em investir em uma unidade da Rech receberá todo o suporte necessário para a implantação. O retorno do investimento pode variar de 12 a 24 meses dependendo da performance do franqueado.

De acordo com a gerente de marketing da Rech, Fabiola Molteni, a participação da companhia nas principais feiras/eventos do país é uma grande oportunidade de exposição para a marca consolidar o reconhecimento no país. A empresa está entre os expositores da M&T Expo 2022.

Selo Bronze Ecovadis 

Após ser analisada por uma das mais importantes e confiáveis plataformas mundiais de avaliação em sustentabilidade empresarial, a Rech conquistou em seu primeiro ano de aferição o selo Bronze Ecovadis. Segundo a certificadora, a classificação da empresa significa que a companhia vai bem no campo da sustentabilidade. Além disso, a conquista também mostra que a Rech é estruturada e proativa na área, tem políticas e ações tangíveis em temas importantes e acompanha suas políticas por relatórios ou indicadores de performance.