Vendas de equipamentos de construção devem atingir recorde em 2021

Vendas de equipamentos de construção devem atingir recorde em 2021

Por: Santelmo - M&TExpo

As projeções apontam para um volume de 1,13 milhão de equipamentos comercializados em vários países do globo

A perspectiva para este ano de 2021 é que as vendas globais de equipamentos de construção atinjam um volume recorde de 1,13 milhão de unidades. Essa projeção foi feita pela Off-Highway Research, empresa especializada em pesquisas e análises sobre os mercados de construção e agrícola. De acordo com as projeções, a tendência de alta deve continuar em 2022, com diversos fabricantes informando pedidos para toda a produção em andamento.

De acordo com Chris Sleight, diretor da Off-Highway Research, embora já se espere uma diminuição da demanda na China, a recuperação em outros mercados-chave, como Europa e América do Norte, deve elevar as vendas a níveis recordes.

A expectativa é de que as vendas cheguem à marca recorde de 12%, na América do Norte. Na Europa, por sua vez, o avanço previsto é de 15% este ano. Mesmo na China, a demanda vem de um nível extremamente alto, com aumento de cerca de 30% em 2020. “As vendas globais de equipamentos chegaram ao ápice em 2017 e já foi estendido além do esperado”, destaca Sleight. “Esse pico prolongado nas vendas é algo incomum, talvez até sem precedentes”, avalia.

Embora o aspecto seja positivo, essa situação também embute alguns desafios para a indústria. “Isso pode levar à formação de uma grande população de equipamentos relativamente novos, o que representaria uma barreira para vendas futuras, particularmente se a atividade de construção cair”, analisa Sleight.